quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DOS SORRISOS METÁLICOS



Hoje eu quero falar sobre a vida, os laços, os rompimenos, acho importante sempre que nós seres humanos mantenhamos em nossas mentes algo fundamental: Nós nos constituímos no confronto com o outro, ou seja, é a partir do outro e com o outro que existe o eu. Pelo menos é no que eu acredito. Eu sinto uma enorme tristeza quando vejo pessoas que esqueceram isso, o quanto é importante viver aqui, na realidade, com todos. Agora, vem em minha mente algo que jamais esquecerei, em determinada situação, estava eu com um grupo de colegas, e havíamos acabado de passar por um processo seletivo para um curso superior numa instituição pública, e uma figura começa a dialogar com outra garota, no que eu estava presente e atento a discussão:

"Ah, eu sou do interior, moro na casa de parentes, mas eu não me sinto confortável sabe, eu passei um tempo muito mal e tive depressão e tudo, porque eu estudava com as pessoas e não conseguia passar... Tipo: Teve uma prova de matemática que eu ensinei toda a uma amiga, ela passou e eu não..."

Neste momento uma outra criatura disse:

"Ah, eu sei como é, olha, você não deve ensinar tudo que sabe para as outras pessoas, é como se você se esvaziasse..."


Nossa! Nesse momento eu tive náuseas, como aquela criatura poderia ter afirmado uma aberração daquelas??? O pior é que eu sei como! Hoje... não, hoje não, nossa mentalidade doentia não está só no hoje, ela vem de um passado cheido de injustiças, represálias, julgamentos e condenações arbitrárias! Nossa sociedade cultiva essa semente destrutiva, nós para sermos reconhecidos socialmente, temos que nos apresentar profissionalmente "bem-sucedidos", temos que vestir a roupa mais cara, ler os livros mais vendidos, assistir aos filmes da temporada!!!! Como diz aquela música de Zélia Duncan:

"Todo mundo quer ser bacana
Álbuns, fotos, dicas pro fim de semana
Filmes, sebos, modas, cabelos
Cabeça-feita, receitas perfeitas
Descobertas geniais

Todo mundo acha que é novo
Tribos, gírias, grifes, adornos
Ritmos exóticos, viagens experimentais

Pré-pós-tudo-bossa-band
Mente sempre muito bem
Pré-pós-tudo-bossa-band
Gosto que me enrosco em quem?
Pré-pós-tudo-bossa-band
Não sei, mas tô dizendo amém"

Nossa, eu abomino esse idéia, ah! como! Nós temos uma idéia distorcida do que seria competitividade! Para nós, competir é ser melhor do que o outro, e, muitas vezes, ter que derrubá-lo para que isso transcorra como esperamos. Mas para mim, isso está bem distante do que é competir. Eu acredito que competir seja dar o seu melhor, e quando agimos desta forma, podemos ser destacados ou não, isso não nos torna melhor nem pior do que os outros, pelo contrário, isso abre uma possibilidade: demosntrando que sou bom em algo, demonstro que posso ajudar o outro em algo, além de estimulá-lo a se dedicar a algo, destacando-se também! Pra mi competir é isso, nada de insanidade, nada de desequilíbrio! Só queria diser isso!!! Eu voto por um mundo, não mais humano, nós somos humanos, somos frágeis e imperfeito, mas quero um mundo que não esqueça a sua humanindade, que não se tape para a maravilha da vida legada por Deus, quero andar pela rua e ver meu irmão olhando nos olhos do outro, se reconhecendo alí, se constituindo alí, se lembrando do que é ser humano...




Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito dessa postagem!

'é a partir do outro e com o outro que existe o eu'

___

Realmente é triste essa
'competitividade distorcida',
muitas pessoas esquecem de dar valor
a coisas fundamentais,
ninguém é uma ilha, precisamos
uns dos outros, crescemos juntos,
ninguém se esvazia por passar
conhecimento ao outro, isso é ridículo!


'Eu acredito que competir seja dar o seu melhor, e quando agimos desta forma, podemos ser destacados ou não, isso não nos torna melhor nem pior do que os outros, pelo contrário, isso abre uma possibilidade: demonstrando que sou bom em algo, demonstro que posso ajudar o outro em algo, além de estimulá-lo a se dedicar a algo, destacando-se também! Pra mim competir é isso, nada de insanidade, nada de desequilíbrio!'


Não se esqueça dessas palavras!
E concordo com seu pensamento!