domingo, 4 de outubro de 2009

3º ARTIGO

TEMA: Medo



INTRODUÇÃO:



Neste artigo irei tratar do medo, sentimento esse de extrema necessidade a sobrevivência humana, que se faz presente no cotidiano dos homens. Por isso vejo necessário versar aqui neste espaço sobre este tema inerente à condição humana.

DESENVOLVIMENTO:



O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio tanto de fazer alguma coisa, como de que algo aconteça, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.
O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode estar relacionado a pensamentos obsessivos, depressão, síndrome do pânico, etc.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretações, crenças, representações) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera os hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir (estado de fight or flight).
A ansiedade precede o medo, fazendo com que o indivíduo sofra antecipadamente por uma situação ou por o encontro com determinado objeto.
O medo pode se transformar em uma doença (a Fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos da TCC (Terapia cognitivo comportamental) para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de reestruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada. O medo também se faz presente na síndrome do pânico, onde o indivíduo sente uma angústia, mas sem compreender objetivamente a origem de medo que segue a angústia. Esta síndrome é caracterizada pelo fato de que o indivíduo, sem nenhum motivo aparente, começa a acreditar que irá morrer no dado momento da crise, em seguida vem a angústia originando o medo.
O medo também é um dos sentimentos que inspiram os artistas desde as épocas mais remotas da civilização. Hoje é possível contemplar este tipo de manifestação artística de uma forma mais marcante devido à expansão e aprimoramento das ferramentas artísticas.Hoje tornou-se cada vez mais comum filmes de terror, esportes radicais, parques temáticos relativos ao que é "sombrio" e "assusta".Tudo referente a esse sentimento que representa uma certa ambivalência para nós, pois o evitamos e buscamos concomitantemente.

CONCLUSÃO:



Porém o medo não é de todo um mal, pois considerando que muito dificilmente sobreviveríamos sem ele, já que ele nos alerta dos perigos do ambiente, ele nos faz descobrir outro aspecto do psiquismo humano indispensável para o desenvolvimento sadio, a frustração. Através da frustração que é causada pela vivência do medo, nós passamos a considerar não apenas a realização dos nossos desejos, mas também os fatores situacionais que interferem na concretização de tais desejos.


Nenhum comentário: